24 de fevereiro de 2016 admin

Planejamento a longo ou curto prazo?

aviao sem plano de voo


Vamos considerar aqui a necessidade de um planejamento de curto prazo. A experiência nos tem demonstrado que, diante de turbulências e situações adversas que ameaçam nosso negócio, a decisão mais acertada para o momento é planejar.

O exercício do planejamento nos força a repensar várias atitudes e modelos que continuamos adotando para o nosso negócio e que não contribuem em nada para modificar o cenário atual. Então, monte um plano de vôo de curto prazo. Minha sugestão para este momento é a construção de um planejamento para 06 meses.


“Se você falha em não planejar, está planejando falhar.” Lair Ribeiro.


Entenda que, a questão do tempo aqui sugerido, vai agir como um fator psicológico e até motivador para que suas ações sejam executadas e as metas alcançadas. Defendemos a tese de que, para este momento em que precisamos fazer manobras rápidas, não há que se falar em planejamento de longo prazo que tende a se perder em seu próprio curso.

Não estique muito sua visão, pois, em tempos incertos, tudo pode mudar rapidamente e, com um planejamento de curto prazo, qualquer situação que modifique o curso de seu negócio para melhor ou para pior poderá ser considerada sem que seu plano seja prejudicado no todo. Adote esta estratégia.

 

Augusto Reis é Professor, Economista, Consultor e Diretor de Projetos na Ágile Consultoria.