26 de janeiro de 2016 admin

SUA ESTRATÉGIA JÁ ERA! MUDE!

mude - peixe

 


 

Em 1886, David vendia livros de porta em porta, bairro por bairro. O mercado não estava bom e apesar de sua simpatia para com as “senhorinhas” que lhe atendiam David não estava satisfeito com seu desempenho. Foi neste momento que, OBSERVANDO seu PÚBLICO ALVO, resolveu MUDAR, incluindo um NOVO ATRATIVO de vendas: negociar livros oferecendo um perfume como brinde. SUCESSO! Em pouco tempo o presente tornou-se MAIS procurado do que seus livros, e, APROVEITANDO o momento, David resolveu MUDAR sua ESTRATÉGIA abrindo uma empresa de perfumaria que viria a crescer muito.

O exemplo de mudança acima é somente um dentre vários que encontramos mundo afora.

Por que David mudou sua estratégia? R: Porque o mercado estava ruim e ele mesmo não estava satisfeito.

E se David insistisse somente nos livros, será que teria sucesso? R: Não sabemos, mas a verdade é que ele não estava satisfeito, viu uma oportunidade e mudou. Pensou fora da “casinha”, como se diz na gíria.

Talvez o investimento de David nos brindes diminuiu sua margem de contribuição mas a visão de mercado entendendo o público alvo fez com que as vendas disparassem, e como consequência, viesse a mudar até de ramo.

Mas voltando a nossa realidade, pense bem em sua atual estratégia. Ela não pode ser mais a mesma de 2014 nem muito menos a de 2015.

Neste ano tudo deve ser diferente, sua visão, sua energia, sua atitude, sua estratégia.

Será que teremos sucesso se continuarmos a vender somente livros?

David mudou porque sua estratégia estava ultrapassada.

Mude você também. Agora!

Sua estratégia já era!

Ah, David McConnell foi o fundador da AVON.

 

Luiz Octávio Reis é Consultor Corporativo na Ágile Consultoria, Administrador pela PUC-PR, Especialista em Gestão Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas.
Tagged: , , , , ,